quarta-feira, 14 de março de 2007

O começo...




Em Setembro de 2002 passei minhas primeira férias nos Estados Unidos com minha esposa. Para curtir um pouco mais a experiência americana procurei algum jogo da NFL para assistir. Comparando a escala dos jogos com a programação da nossa viagem encontrei um jogo do San Francisco 49ers contra o Denver Broncos em San Francisco.

Tentei comprar os ingressos pelo site e comecei a descobrir como é difícil conseguir um ingresso da NFL. Consegui apenas um ingresso e fui sozinho assistir o jogo, enquanto minha esposa passeava pelas lojas de San Francisco.

O jogo em questão aconteceu no dia 15/09/2002 e o Denver Broncos venceu por 24 a 14. Eu fui para viver mais uma experiência nova e saí apaixonado pela festa e, consequentemente, torcedor do Niners. Era o primeiro jogo do SF em casa naquela temporada e a festa foi incrível, com direito a FLY BY de 4 jatos F14 (não dá pra descrever a emoção que senti quando vi os jatos).


Alguns meses antes da viagem, já com o ingresso comprado, fui procurar mais informações sobre o esporte para não ficar lá com aquela cara de pastel, sem entender nada. Isso me ajudou um pouco mas confesso que assisti o jogo sem entender nada das táticas e sem saber sequer os nomes dos principais jogadores. Curti mesmo foi a festa!

No dia seguinte, visitando uma loja de esportes procurando uma isca para pesca - presente para meu sogro - minha esposa decidiu comprar uma bola de baseball para servir de enfeite. Procuramos e optamos por comprar uma de Futebol Americano, por ser mais pitoresca. Foi a primeira bola de FA que comprei e ela hoje é peça de museu.

De volta ao Brasil a paixão pelo Futebol Americano foi aumentando aos poucos. Retornei aos sites onde tinha encontrado informações sobre o esporte em Português, li mais sobre o assunto e encontrei as regras do FLAG FOOTBALL jogado pelo pessoal da LIGAFLAG de São Paulo.

Naquela época eu fazia parte da Diretoria da UNICAMPO (Associação de Professores e Funcionários da UNIC) e uma das minhas tarefas era ficar de plantão lá no clube durante os finais de semana. Passei a levar a bola e tentar alguns arremessos. Sem nenhuma experiência demorei até conseguir um mínimo de espiral.

Depois disso resolvi que era hora de tentar um jogo de FLAG. O problema era conseguir os demais jogadores, pois precisávamos de pelo menos 10 pessoas. Convidei os amigos mais próximos para uma partida de Futebol na UNICAMPO (sem mencionar que na verdade era Futebol Americano) e contei com a ajuda de alguns colegas da UNIC que, a princípio, ficaram curiosos com a idéia.

Assim numa manhã de Outubro de 2002 Eu, meu irmão Alessandro, meu primo Sérgio, meus colegas de NPD Ricardo Vital, Luiz Carlos e Enrique e meus amigos Queijinho, Mano e Fred fizemos a primeira partida de FLAG em Cuiabá. No lugar das FLAGS usamos meiões de futebol e para marcar o campo usamos cordas.

O jogo foi hilário, já que ninguém conhecia regras, técnicas ou táticas do esporte. Aquela partida inicial me motivou a prosseguir. Vários dos amigos e colegas não gostaram, enquanto alguns continuaram curiosos. Fizemos mais uma ou duas partidas ainda naquele ano.

Nessa mesma época conheci a REDZONE, lista de discussão sobre o Futebol Americano. Ali me apresentaram ao William, que era um interessado pelo esporte e morava em Cuiabá. Depois de alguns e-mails marcamos uma partida na UNICAMPO. Não rolou pois o pessoal preferiu jogar Futebol "normal". O William tinha 16 anos e estava assustado comigo, pensando quem era aquele "tio" querendo "pagar" uma de garotão e jogar Futebol Americano?

No final do ano eu e minha esposa fomos passar férias no Rio de Janeiro e, no caminho, passamos 2 dias em São Paulo. Usando a Internet eu marquei com o pessoal da LIGAFLAG de jogar com eles no Ibirapuera. Isso foi num Sábado e foi ótimo! Joguei na linha e, fazendo dupla com o Tiago "Doc" Luz, tivemos um bom desempenho. O "Doc" hoje mora em Curitiba e é jogador do Brown Spiders. Também conheci o Vidiz, o Quesada, o Giometti, o Sílvio Júnior e vários outros da LIGAFLAG.

Nessa viagem comprei material para fazer as FLAGS e na volta à Cuiabá providenciei isso. Com a ajuda do William fomos encontrando outras pessoas e os jogos foram ficando mais interessantes. A primeira pessoa que o William me apresentou foi o Eduardo (Dado). Vários outros participaram daquela época: Juninho, Rodrigo Negão, Queixão, Filipinho...

Começamos a jogar no campo da UFMT, aos Sábados e Domingos de manhã, e no campo da Rua 48 do Boa Esperança, nas Terças e Quintas a noite. O esporte estava evoluindo!

Nenhum comentário: