quinta-feira, 22 de março de 2007

I Torneio Matogrossensse de Futebol Americano - parte 1

No dia 11/03/2006 eu postei um tópico na nossa comunidade no orkut falando do I Torneio Matogrossensse de Futebol Americano. Era um Sábado e tínhamos acabado de discutir sobre a realização do torneio no nosso rachão no campo da UFMT.

Decidimos também homenagear o nosso amigo André José Adler emprestando seu nome ao troféu em disputa, com sua permissão, o que nos deixou bastante orgulhosos.

Depois de quase 4 anos de espera teríamos a primeira competição de Futebol Americano em Cuiabá. Isso soava como um sonho para quem, como eu, participou da coisa desde o início.

Resolvemos que o torneio deveria ser disputado e por isso os times deveriam ser equilibrados. A partir disso definimos que os times seriam montados em um DRAFT, com os QBs escolhendo os jogadores. Definimos também que seriam 4 times nesse primeiro torneio.

Foram abertas as inscrições para QBs e para as demais posições. O jogador tinha que se escrever por e-mail, com seu nome completo, apelido, posição em que gostaria de jogar e uma foto.

Os QBs inscritos foram eu, Lito, Tarson e William. Esse último deu um trabalho danado: já estava afastado do Futebol Americano e só queria saber de farra. Até pra fazer a inscrição dele eu tive que ligar. Se bem que isso aconteceu com vários jogadores.

Os jogadores inscritos e suas posições foram esses:

QB: Eliton Paulo Teixeira, Orlando Eustáquio Alves Ferreira Júnior, Tarson Garcia da Silva e William Gomes.

OL: Alessandro Sérgio Domingues, Aurélio Jacarandá, Carlos Roberto de Arruda Jr, Eduardo Santamaria, Evandro Fermiano, Fernandão Ludke, Fernando Henrique Cesar Leitão, Francisco Carlos Oliveira dos Santos, José Miguel Medrado Bispo, Marcello Moura Neves, Mateus Witter,
Olivio Fiorese Neto, Rafael Mello e Wendell Alves Almeida Rezende Carvalho.

RB: Alessandro Eustáquio Alves Ferreira, Antonio Joseph Almeida III, Aristides de Souza Nazário Júnior, Daniel Teixeira Cassis, Hebert Oshiro, Leopoldo Coimbra Borges, Luiz Renato, Marcelo Roversi e Weider Fontes Fonseca.

WR: Breno, Bruno, Bruno Cézar Peres Antunes, Cleiton Rosa da Silva Ferreira, Gibran Paulino Gonçalves, Igor Mota de Oliveira, José Antonio de Oliveira Pondeleki, Juliano Herek, Manoel Cesário de Paulo, Maurício Alcides, Rafael Caiado, Raulin Silva Leal, Rodrigo Alves, Rui, Samuel Teixeira Cassis e Tomaz.

TE: Diogo Viana Rabelo, Eduardo Sabino, Gordinho, João Antônio, Juan Sala, Leonardo Talon, Loirinho e Silvian Alves Teixeira.

Dois participantes do DRAFT chamaram a atenção pela peculiaridade dos nomes: Gordinho e Loirinho. O Gordinho se inscreveu e nunca mais apareceu. O Loirinho (André Luiz) teve uma carreira mais gloriosa no Cuiabá Gators e mudou o seu nome para Floquinhos de Neve. Aliás, quando eu falar dos treinos físicos para o desafio contra o Tubarões do Cerrado contarei algumas das peripécias do nosso saudoso Water Boy.

No dia 07/04/2006, uma sexta-feira, fizemos o DRAFT na UNIC. Por sorteio a ordem das escolhas foi William, Orlando, Tarson e Lito. Como havíamos definido inicialmente, a ordem se invertia a cada rodada. Abaixo os escolhidos nas duas primeiras rodadas, pela ordem de escolha (o resultado completo está nesse post no orkut):




1º Leopoldo Coimbra Borges (RB) - WILLIAM
2º Daniel Teixeira Cassis (RB) - ORLANDO
3º Aristides de Souza Nazário Júnior (RB) - TARSON
4º José Miguel Medrado Bispo (OL) - LITO

5º Igor Mota de Oliveira (WR) - LITO
6º Marcello Moura Neves (OL) - TARSON
7º Samuel Teixeira Cassis (WR) - ORLANDO
8º Rafael Caiado (WR) - WILLIAM

Algumas curiosidades do DRAFT:

- William ficou indeciso na primeira escolha entre Daniel e Leopoldo. Optou pelo Leopoldo e eu pude escolher o Daniel e comecei a manter a mesma base do Cuiabá Gators.

- Joseph ainda era um desconhecido para os times. Ele se inscreveu para o DRAFT apenas dois dias antes. Na oitava rodada Lito chegou a escolhe-lo e voltou atrás porque Joe disse que era melhor apostar no Chico, que era conhecido, do que num completo desconhecido. Resolvi dar uma chance ao desconhecido e fiz o melhor negócio do DRAFT!

- Roversi também ainda era um novato e foi apenas a décima segunda escolha pelo LITO.

- Eu esqueci de inscrever o Rodrigo Alves no DRAFT e só lembrei no final. Além dele ficaram sem serem escolhidos o Loirinho e o Gordinho. Por sorteio, o Rodrigo foi para o time do William, o Loirinho para o meu time e o Gordinho, que nunca apareceu, para o time do Tarson.

O torneio foi planejado inicialmente para acontecer em apenas um dia, com dois jogos pela manhã (semi-finais) e um jogo à tarde (final). No dia do jogo percebemos que isso era inviável e tivemos um jogo e meio de manhã, o final desse jogo na tarde do mesmo dia (23/04/2006 - Domingo).

Antes do torneio os times tiveram três semanas para treinamentos. Apenas o time do William não usou esse tempo adequadamente, fazendo apenas um treino no dia anterior ao torneio. Faltou seriedade e isso fez a diferença na hora do jogo.

Nessas três semanas não se falava em outra coisa e as provocações se sucediam. A adrenalina estava nas alturas.

Tentamos organizar o evento da melhor maneira possível. Preparamos um FIELD GOAL, que estão até hoje lá no campo da UFMT; um placar que ficou show de bola; marcador de downs que também fez sucesso; corrente para marcação das 10 jardas que até hoje é usada em nossos jogos; treinamos os juízes; conseguimos o apoio da UNIC que nos cedeu uma ambulância para o evento; conseguimos também apoio da Clínica de Fisioterapia da UNIC o que também nos ajudou muito; e uma bela cobertura da imprensa (TV Record, SBT e Globo, além do Jornal A Gazeta).

No Sábado anterior ao jogo entramos ao vivo no programa TVCA Esportes e a galera fez uma bagunça grande!

Na abertura do torneio fizemos uma bela festa, com direito a entrada dos times em campo, entrada da equipe de arbitragem e equipe de apoio, execução do hino americano e do hino brasileiro. A idéia do hino americano hoje parece tola, mas naquela época pareceu uma boa idéia.

A tabela do torneio, definida por sorteio, ficou assim:

Cuiabá Heat (time do Lito) x Cuiabá Fire (time do William)
Cuiabá Engineers (time do Tarson) x Cuiabá Gators (time do Orlando)

A ordem dos jogos só foi decidida momentos antes da primeira partida, para que os quatro times estivessem todos lá.

Para terminar mais algumas fotos que usamos no DRAFT. No próximo POST o resumo do primeiro jogo do torneio, quando o Cuiabá Heat bateu o Cuiabá Fire na prorrogação em um jogo cheio de alternativas.



3 comentários:

Unknown disse...

HAHAAHAHAHHAHAHA
caralho,,, eh melhor tirar essa foto do juliano se não vão nos processar por indução a anorexia...
ahahahashha

Unknown disse...

auhauhuhauhauhhau

tira essa fotooooooooooooooooooooooooooooooooo


auhauhahu

Unknown disse...

hauahauahauahuaaa


porra, sou feio e ainda fiz careta... hauahauahauahaua :p

mas ainda bem q meu amigo juliano me salvou dessas chamando a atenção pra ele....

orbigado Ju..... hauahauahaua :p

PS - pense num homem forte... hauahauahaua... nosso amigo Juliano e seu peito de pomba... :p